ATUACIA formou-se em 2013 com Adriana Scannavez e Cinthia Vendruscolo, graduadas pela faculdade de artes cênicas Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP). Em cartaz há 7 anos, o espetáculo “Palhaça Sola” é a primeira montagem da Cia e possui premiação de dois editais de fomento: ProAC (Circulação de Espetáculo de Teatro) e FUNARTE (Circulação de Espetáculos Circenses).

O mergulho ao universo clownesco provocou uma investigação que deu origem ao projeto de palhaçaria clássica “Cenas velhas e empoeiradas para se tirar da gaveta” –projeto que circulou por mais de 20 Unidades da Fundação Casa do Estado de SP em parceria com o GADA – e também permitiu a elaboração da Oficina Formativa de "Dramaturgia de Palhaç@" que representa a possibilidade de compartilhar os estudos de palhaçaria que a Cia desenvolve.

A partir de 2018 ATUACIA se engaja com a Cia Cornucópia de Teatro para edificar o espetáculo infantil “Um Golinho Só” – projeto contemplado no Edital Viagem Teatral SESI de Montagens Inéditas 2019 – e desenvolve desde 2018 junto à Associação Engenho Cultural o projeto “COLHENDO MEMÓRIAS” que une cultura e educação, com viabilização através de ProAC ICMS no município de Pontal-SP.

Em cartaz com todos os projetos mencionados, ATUACIA estabelece a construção de uma identidade que valoriza a poética da encenação e a formação de público nas artes cênicas/circenses.

Ribeirão Preto | SP
CINTHIA VENDRUSCOLO
ADRIANA SCANNAVEZ
HEZROM LAZARINI