top of page
Âncora 1
_atualogo5.png

ATUACIA é uma Companhia de Teatro, Palhaçaria e Produção Cultural sediada em Ribeirão Preto-SP, fundada em 2013 pelas atrizes/palhaças Adriana Scannavez e Cinthia Vendruscolo.

Em seu repertório a Companhia traz os espetáculos clownescos "Planeta Só Terra" e "Palhaça Sola”, ambos com direção de Adriana Scannavez; o número circense "Cadê?" dirigido por Cinthia Vendruscolo; o curta-metragem "Front" – projeto audiovisual contemplado no Programa de Qualificação em Artes de SP com direção de André Cruz, provocação cênica de Ernani Sanches e direção de vídeo de Alexandre Ocdy,– e o estudo de palhaçaria clássica que culminou no exercício cênico "Cenas velhas e empoeiradas para se tirar da gaveta" (com direção colaborativa de Adriana, Cinthia e Hezrom Lazarini).

Com um olhar sensível para a formação, ATUACIA desenvolve a oficina "Dramaturgia de Palhace" a fim de partilhar conhecimento e intercambiar saberes; bem como realiza o projeto de ativismo "E agora Produção?" com objetivo de fortalecer a articulação entre trabalhadores/as da cultura do interior de SP através de mentorias gratuitas para a escrita de editais e assuntos relacionados a produção cultural.

ATUACIA também agrega trabalhos realizados em parceria com outros grupos ou instituições como o espetáculo infantojuvenil "Um Golinho Só" (projeto de montagem premiado no Edital VIAGEM TEATRAL SESI 2019 junto a Cia. Cornucópia de Teatro); a produção do curta-metragem "Por que Palhaço?" em comunhão com a OCDY Filmes; a vivência de arte-educação "Colhendo Memórias" (desde 2018) e o programa de educação ambiental “VERDEAR” (desde 2021) – ambas as ações viabilizadas através de ProAC ICMS e realizadas pela Associação Engenho Cultural e Museu da Cana em Sertãozinho/SP.

Com uma década de história, ATUACIA busca estruturar dramaturgias que compilam o teatro e palhaçaria, valorizando a poética da encenação e, sobretudo, o encontro com o público compreendendo que é esta comunhão que mantém seu repertório vivo e pulsante.

PREMIAÇÕES

_atualogo10.png
  • ProAC LAB 2021 – "Prêmio por histórico de realização em Teatro" | Montagem do espetáculo "Planeta Só Terra"

  • ProAC LAB 2021 – "Prêmio por histórico de realização em Circo" | Montagem do número circense "Cadê?"

  • ProAC EDITAL 2021 – "Filmagem e licenciamento de espetáculo de teatro para exibição online" | Espetáculo "Palhaça Sola"

  • ProAC DIRETO 2021 – "Fomento direto a profissionais do setor cultural e criativo" | Videoaula  "Ganhei um ProAC! E AGORA PRODUÇÃO?"

  • EDITAL FUNARTE 2018 – "Circulação de espetáculos circenses" | Espetáculo "Palhaça Sola"

  • EDITAL Viagem Teatral SESI 2018 – "Produções Inéditas" | Montagem do espetáculo "Um Golinho Só" – Parceria com a Cia. Cornucópia

  • ProAC EDITAL 2018 – "Circulação de espetáculo de Teatro" | Espetáculo "Palhaça Sola"

CINTHIA VENDRUSCOLO

Cinthia se formou em educação física pela UNESP de Presidente Prudente/SP; graduou-se em Teatro pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP; na área acadêmica publicou o artigo "O Circo na escola: entre o sublime e o grotesco” (Revista Motriz) e, como aprimoramento técnico, fez Escola de Circo – curso de Telas y Corda com Antonia Ruíz e curso de Payaso com Alba Sarraute – no Centro de las Artes del Circo Rogelio Rivel em Barcelona-Espanha.
Em presidente Prudente trabalhou com o Grupo de Circo e Teatro de Rua “Rosa dos Ventos” e “Os Mamatchas” (Prêmio ProAC de Circo 2009);  já em Ribeirão Preto cursou fotografia na Escola Bauhaus; trabalhou como palhaça e acrobata na trupe de circo “Os Profiçççionais”; estagiou no Teatro do SESI; se capacitou como doutora palhaça com o Grupo “Expresso Riso” onde atuou nos hospitais Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas e, de 2012, é atriz da Cia. Cornucópia de Teatro, dirigida por Dino Bernardi.
Em 2013 fundou em Ribeirão Preto com Adriana Scannavez a ATUACIA – Companhia de Teatro, Palhaçaria e Produção Cultural – onde há uma década desenvolve um repertório artístico com ênfase na compilação da palhaçaria com o teatro, com destaque para os solos de palhaçaria “Palhaça Sola” (Prêmios FUNARTE 2018 e ProAC 2018/2021) e “Planeta Só Terra” (prêmio ProAC LAB 2021), além de ser parceira da Associação Engenho Cultural, sendo desde 2018 contadora de história no projeto “Colhendo Memórias” e fotógrafa do Programa VERDEAR – projetos de arte-educação desenvolvidos no Museu da Cana, sob coordenação de produção da ATUACIA.

ADRIANA SCANNAVEZ

Adriana cursou artes cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto/SP e produção cultural pelo Instituto de Desenvolvimento Artístico de São Paulo e Itaú Cultural.
Como produtora foi programadora da “12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto” e gerenciou a Galeria e Biblioteca de Artes “Lucilia de Almeida Prado” instalada nos Estúdios Kaiser de Cinema; fez assistência de figuração na produção do longa-metragem “Divórcio” (2017) - direção de Pedro Amorim; produziu pela Goal Projetos e APEC os espetáculos do projeto “Bom de Nota Bom de Dança”; foi assistente de produção no longa-metragem “O Nariz” (2021) do Grupo Fora do sériO; desde 2022 é produtora do projeto “Pensar e Agir” do Observatório da Diversidade Cultural.
Nas artes cênicas acumulou um acurado repertório junto a Cia. Cornucópia de Teatro (dirigida por Dino Bernardi) atuando de 2008 a 2022 como atriz, bonequeira, assistente de direção e produtora executiva, além de ser co-fundadora da ATUACIA (2013) – Companhia de Teatro, Palhaçaria e Produção Cultural – onde há uma década desenvolve espetáculos com ênfase na compilação da palhaçaria com o teatro, atuando como diretora, palhaça, atriz e produtora.
Como ativista cultural já ocupou a cadeira de Teatro no Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (2021-2022), foi co-candidata em 2022 a deputada estadual pelo PSOL na mandata coletiva POVO DA CULTURA e atualmente segue na militância em sua 2ª mandata como conselheira municipal de cultura ocupando novamente a cadeira de teatro; além de militar através do Fórum Pró-Cultura da região metropolitana de Ribeirão Preto e do FLIGSP (Fórum do Litoral, Interior e da Grande São Paulo).

Ribeirão Preto | SP
bottom of page