_atualogo5.png

ATUACIA é uma Companhia de Teatro, Palhaçaria e Produção Cultural sediada em Ribeirão Preto-SP, fundada em 2013 pelas atrizes/palhaças Adriana Scannavez e Cinthia Vendruscolo.

 

Em seu repertório a Companhia traz os espetáculos clownescos "Planeta Só Terra" e "Palhaça Sola”, ambos com direção de Adriana Scannavez; o número circense "Cadê?" com direção de Cinthia Vendruscolo; o projeto de palhaçaria clássica "Cenas velhas e empoeiradas para se tirar da gaveta" (direção colaborativa de Adriana, Cinthia e Hezrom Lazarini) e "Front" – um curta-metragem de palhaçaria dirigido por André Cruz, com provocação cênica de Ernani Sanches e direção de vídeo de Alexandre Ocdy.

 

Com um olhar sensível para a formação, ATUACIA promove a oficina "Dramaturgia de Palhace" – pesquisa que conduz a identidade artística da Cia. – e também desenvolve pelo canal de youtube o Projeto de ativismo "E agora Produção?" com objetivo de fortalecer a articulação política-cultural entre trabalhadores e trabalhadoras de cultura.

 

ATUACIA também agrega trabalhos realizados em parceria com outros grupos ou instituições como o espetáculo infantojuvenil "Um Golinho Só" junto a Cia. Cornucópia de Teatro; a produção do curta-metragem "Por que Palhaço?" em comunhão com a OCDY Filmes; e os projetos "Colhendo Memórias" e "VERDEAR" realizados pela Associação Engenho Cultural e Museu da Cana.

 

Com quase uma década de história, a Cia. valoriza a poética da encenação e a formação de público nas artes cênicas e circenses através da investigação permanente sobre o universo da palhaçaria, atuando de forma presencial e em formato audiovisual.

PREMIAÇÕES

_atualogo10.png
  • ProAC EDITAL 2021 – "Filmagem e licenciamento de espetáculo de teatro para exibição online" | Espetáculo "Palhaça Sola"

  • ProAC DIRETO 2021 – "Fomento direto a profissionais do setor cultural e criativo" | Videoaula  "Ganhei um ProAC! E AGORA PRODUÇÃO?"

  • ProAC LAB 2021 – "Prêmio por histórico de realização em Teatro" | Montagem do espetáculo "Planeta Só Terra"

  • ProAC LAB 2021 – "Prêmio por histórico de realização em Circo" | Montagem do número circense "Cadê?"

  • EDITAL FUNARTE 2018 – "Circulação de espetáculos circenses" | Espetáculo "Palhaça Sola"

  • EDITAL Viagem Teatral SESI 2018 – "Produções Inéditas" | Montagem do espetáculo "Um Golinho Só" – Parceria com a Cia. Cornucópia

  • ProAC EDITAL 2018 – "Circulação de espetáculo de Teatro" | Espetáculo "Palhaça Sola"

CINTHIA VENDRUSCOLO

Cinthia é palhaça e atriz.

Fez curso de "telas y corda" com Antonia Ruíz e de "payaso" com Alba Sarraute no "Centro de las Artes del Circo Rogelio Rivel" em Barcelona-Espanha; é graduada em educação física pela UNESP de Presidente Prudente/SP e em artes cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP.

Iniciou sua trajetória com a referência do grupo de circo e teatro de rua “Rosa dos Ventos”; co-fundou a trupe de palhaces de rua “Os Mamatchas” (Prêmio ProAC categoria circo 2009); integrou como palhaça e acrobata o grupo de circo e teatro “Os Profiçççionais”; participou do projeto “Em Busca do Riso Perdido” como drª Palhaça nos hospitais de Ribeirão Preto coordenado pela Cia. Expresso Riso; estagiou no Teatro do SESI de Ribeirão Preto e desde 2012 integra como atriz a Cia. Cornucópia de Teatro, dirigida por Dino Bernardi.

Em 2013 fundou a ATUACIA - Companhia de circo-teatro com enfoque no estudo da palhaçaria e empresa de produção cultural - e, como aprimoramento profissional, cursou fotografia na escola Bauhaus de Ribeirão Preto e se capacitou de forma autodidata como designer gráfico.

ADRIANA SCANNAVEZ

Adriana é palhaça, atriz, produtora e ativista cultural.

Cursou artes cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto/SP e, como aprimoramento profissional, capacitou-se como palhaça de hospital sob coordenação do Grupo Expresso Riso e cursou produção cultural pelo Instituto de Desenvolvimento Artístico de São Paulo e Itaú Cultural.

Desde 2008 integra a Cia. Cornucópia de Teatro, dirigida por Dino Bernardi, desenvolvendo um acurado repertório de trabalhos como atriz, bonequeira, assistente de direção e produtora executiva.

Em 2013 funda ATUACIA em Ribeirão Preto onde constrói um repertório artístico pautado na pesquisa da palhaçaria e também na produção cultural de projetos independentes e com financiamento público e/ou privado nos mais variados setores da cultura.

Atualmente, ocupa a cadeira de Teatro no Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, integra o Fórum Pró-Cultura da região metropolitana de Ribeirão Preto e do FLIGSP (Fórum do Litoral, Interior e da Grande São Paulo).

Ribeirão Preto | SP